terça-feira, 18 de março de 2025

Capas Engraçadas

 Inaugurando uma sessão no blog que trarei capas de gibis que considero engraçadas. 

 

Essa foto é de uma propaganda do Almanaque do Cebolinha nº 6, lançado em maio de 1985. Pela pesquisa que fiz, esse almanaque não era publicado de forma regular. 

Engraçado, por quê??? Porque traz o Cebolinha se escondendo da Mônica em cima do logo da sua revistinha e interagindo com o leitor pedindo para ele ficar em silêncio. Ele deu um nó no Sansão e a Mônica tá doidinha pra encontrá-lo e dar umas coelhadas nele. 



7 comentários:

  1. Beleza, Roniere? Não só arte de capa é cômica por se valer de metalinguagem, Almanaque do Cebolinha nº6, pela Editora Abril, é formidável do início ao fim. Tive exemplar desta edição quando guri.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beleza, Zózimo! Rapaz, eu sou doido pra ter esse gibi. Já tentei até encontrar em meio digital e...Nada!! Obrigado pela visita.

      Excluir
    2. Não há de quê, Roniere! Prazer é meu!
      Só um complemento: não posso afirmar se são todas, mas parece que a maioria das HQs de Almanaque do Cebolinha nº6, de 1985, são originais do ano de 1977. Gibi top de fato.
      Você doido para conseguir um exemplar da edição e o inteligentinho que vos fala há muito se desfez de tal preciosidade. Tsc, tsc...

      Excluir
    3. Puxa, cara. Olha, eu tinha tantos gibis comprados em bancas de 1985 a 1992. Mas alguns tiveram traças e minha mãe os jogou fora. Até hj eu lamento por não ter cuidado melhor deles. Chaves, Marvel, Bola e Lulu, DC....

      Excluir
    4. Falou algo interessante. Parece que você curtiu os gibis da DC e Marvel quando criança. Só consegui consumir essa categoria a partir da adolescência e aí, digamos, deslanchei.
      Chegava nas bancas de revistas quando criança, quase sempre para comprar Turma da Mônica e passava os olhos nos da Marvel, DC e outros do segmento. Determinadas figuras foram tão frequentes nas capas dos gibis que ainda moleque algumas volta e meia me despertavam atenção a ponto de memorizá-las, tipo, vamos dizer, "conhecia de vista", se é que cabe definir assim. Alguns exemplos são Thanos, Justiceiro e Doutor Destino.
      Lembro de garotos que regulavam em idade comigo que liam essa categoria e conseguiam entender as tramas, confesso que batia certo recalque quando observava moleques destrinchando esse tipo de HQ com relativa facilidade, pois eu tentava, entendia bulhufas e os visuais não me eram atrativos, me sentia como um analfabeto diante das revistinhas dessa categoria. Naqueles tempos, personagens do tipo só me interessavam através de desenhos animados.

      Excluir
  2. Muito engraçada essa capa, Cebolinha tinha que apelar até no logotipo pra escapar da Mônica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marcos! Cebolinha é o culpado do nó, sem dúvidas. rsrsrs. É melhor usar o logo do gibi que levar umas coelhadas, né? Obrigado pela sua visita!

      Excluir