terça-feira, 17 de setembro de 2019

One Tree Hill - U2 - Homenagem a Greg Carrol

Nona canção do considerado melhor álbum do U2 (The Joshua Tree) - One Tree Hill  se refere a uma árvore na colina da cidade de Auckland, na Nova Zelândia. A última árvore deste monte vulcânico foi cortada em 2000. 
O texto da música tem várias interpretações e faz tributo a memória de um amigo neozelandês de Bono, Greg Carrol que faleceu em um acidente de moto em Dublin em 1986 e também em memória do cantor chileno Víctor Jara. 

Greg Carrol era roadie do U2, e grande amigo pessoal do Bono.  No dia 3 de julho de 1986, Bono pediu um simples favor para Greg Carroll, seu assistente: a de ir buscar sua motocicleta. Greg foi buscá-la e na volta foi atropelado por um motorista bêbado que entrara na rua sem dar sinal. Imediatamente foi levado para o hospital St Vicent, mas acabou morrendo.

Bono ficou muito triste e O U2 escreveria "One Tree Hill" em memória à Greg, porque ele estava sempre lhes contando sobre essa colina mágica em Auckland.

Greg Carroll a "alma" de One Tree Hill!

No funeral do amigo Greg, Bono disse: "Greg acreditava na Nova Zelândia. Ele acreditava na sua raiz Maori. E ele acreditava na música da Nova Zelândia. Nós todos acreditávamos nele".

Particularmente, amo demais essa canção. Dá para perceber todo o sentimento de tristeza que atingiu ao U2 pelo que aconteceu ao Greg Carrol. E também amo-a por saber que é uma linda homenagem a um amigo que se foi tão cedo e deixou boas lembranças aos que ficaram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário