terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Luluzinha 86 anos! Vivaaaa

 Dia 23.02.1935 surgia para o mundo a personagem que faria tanto sucesso: LULUZINHA!!!!

Essa menina tão inteligente e esperta está fazendo 86 anos de muitas brincadeiras e zoações com os meninos. Principalmente com o Bolinha seu eterno rival e no fundo, bem querer. kkkkk


Lulu surgiu numa tirinha do jornal "Saturday Evening Post". Nela, Luluzinha atira uma trilha de cascas de bananas no caminho de uma noiva na igreja. Já dá pra notar que a personagem seria bem diferente do que pregava a "normalidade" de uma criança para a época.


 Sua criadora é a  Marjorie Henderson Buell, conhecida como Marge. 


Os gibis da Lulu e do Bolinha foram publicados no Brasil por algumas editoras:

- O Cruzeiro: 1955 a 1972;

- Abril: 1973 a 1994 e 

- Ediouro/Pixel: 2011 a 2015.

Tenho todas as edições da pixel e algumas da abril. Sou muito fã dessa turma. As hqs retratam bem o que era a rivalidade entre as crianças e suas peraltices.  

Feliz Aniversário, Lulu e obrigado por tornar minha infância mais feliz!

 


8 comentários:

  1. Valeu pela lembrança!! Vale citar que a Luluzinha também foi publicada em uma serie de álbuns de luxo, pela Editora Devir,entre 2006 e 2009, com 8 volumes, com capa em cores, e miolo em preto & branco. Os títulos foram os seguintes:
    - Vol.01: Luluzinha Vai Às Compras;
    - Vol.02: Menina Não Entra?!;
    - Vol.03: O Pequenique;
    - Vol.04: O Clube Da Lulu;
    - Vol.05: Tarde De Domingo;
    - Vol.06: Uma Dupla Do Barulho;
    - Vol.07: O Conquistador;
    - Vol.08: Um Dia De Cão.
    Estes álbuns, se procurados com vontade,podem ser encontrados em sebos.
    A popularidade dos personagens é tamanha no Brasil, que inspirou duas músicas; a mais conhecida foi,sem dúvida,A FESTA DO BOLINHA, de autoria de,ninguém mais, ninguém menos que a dupla ROBERTO & ERASMO CARLOS, que fez sucesso na voz do Trio Esperança,como você pode ouvir aqui:
    https://m.youtube.com/watch?v=mr4CkVpkE-U
    A, outra, menos conhecida, foi LULUZINHA BOSSA NOVA,sucesso na voz da cantora SÔNIA DELFINO. Ei- la aqui:
    https://m.youtube.com/watch?v=oKnilWs0xl4
    E,nos anos 1970,a cantora MEIRE PAVÃO,acompanhada do QUINTETO PERALTA, lançou o disco A FESTA DO BOLINHA, aonde, alem de regravar o sucesso do Trio Esperança, apresenta canções dedicadas aos outros personagens. Tá aqui:
    https://m.youtube.com/watch?v=nOaKoqPxPmA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente complemento de post, Dyel. Coloquei apenas as séries regulares publicadas no Brasil. A música Luluzinha Bossa Nova não conhecia. Muito bom você ter postado. Espero que visite mais o blog e grande abraço!

      Excluir
  2. É, Luluzinha é uma menina da terceira idade, parabéns!!
    Parabéns também para sua saudosa criadora que corajosamente enveredou em uma seara que até hoje é majoritariamente barbada e nada florida, são pouquíssimas mulheres criadoras de personagens de HQs.
    Roniere, há uma animação da Turma da Luluzinha, creio que deva ser a mais recente exibida no Brasil, sem tirar nem pôr o desenho animado é a cara dos quadrinhos, digo isto porque a MSP conseguiu feito do tipo em algumas poucas animações da primeira metade dos anos 1980, poucas mesmo, apenas quatro filminhos assim me recordo, inclusive três bem curtos que em aspectos são muito próximos dos quadrinhos.
    Conheci o desenho animado da Luluzinha no final da década de 2000, portanto, não sei se é original deste século, como fã você deve conhecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O desenho é muito bom. Passa na netflix ainda. E sim, tem episódios que são exatamente a hq do gibi. Grande abraço, Zózimo.

      Excluir
    2. E acredito que Luluzinha seja um reflexo do que foi Marge na infância.
      Tenho muito apreço por essas mulheres que no chamado "tempo antigo" - nem tanto - botaram para quebrar, cada uma a seu modo.
      Abraço, Roniere!

      Excluir
  3. Olá, Fabiano. Tenho apenas 1 encadernado. Ganhei da própria Ediouro num concurso pela página deles no facebook. Lulu nasceu numa época em que não era aceitável uma menina ser tão mais esperta que os meninos. Creio que foi uma das precursoras disso nas tirinhas e depois nos gibis. Abraço e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  4. Linda história
    Bateu curiosidade sobre a autora
    De lulu, lembro mais das animações

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, Scant, tudo bem? Que bom que gostou da postagem. Seja sempre bem vindo. Abraço!

      Excluir