terça-feira, 12 de julho de 2022

O Pato Donald n° 1 - 72 anos

 Olá! Em 12 de julho de 1950, há exatos 72 anos, chegava às bancas brasileiras o primeiro de muitos e gloriosos gibis: O Pato Donald n° 1!
Esse gibi já tornou-se um item valioso. Foi a segunda revista a ser publicada pela Editora Abril. A primeira foi Raio Vermelho, quando a Editora Abril se chamava Primavera.
 
O último gibi do Pato Donald  publicado pela abril foi o de número 2481 e saiu exatamente 68 anos depois do 1°, ou seja, em julho de 2018:
imagem do site Guia dos Quadrinhos
 
A importância desse gibi é enorme. Com ele e através dele a Editora abril começou a publicar gibis da Disney e depois Marvel e DC.
 
abaixo trago capas dos gibis n°s 500, 1000, 1500 e 2000 do Pato mais atrapalhado das hqs:
 
                                           imagem do site Guia dos Quadrinhos

 
 Grande abraço e que tempos maravilhosos vivemos indo às bancas de jornais comprar esses gibis maravilhosos (quac, quac, quac..)!!!!
 
 
 


2 comentários:

  1. Homenagem formidável, Roniere, parabéns! Pois a importância histórico-cultural que o título Pato Donald ocupa no Brasil é fenomenal, vai muito além das benesses que a Editora Abril angariou graças a ele.
    O que considero estranho é o fato de na editora dos Civita a numeração do título do pato ranzinza ser conjugada ao do papagaio malandro, será que na origem também se deu assim? Isto é, seria uma proposta imposta importada dos EUA? Independente da origem, esquisito que personagens titulares das envergaduras de Zé Carioca e Donald tenham tido por período tão extenso uma interdependência numérica, pois inevitavelmente um acabou sendo favorecido em detrimento do outro, no caso, Zé saiu perdendo, não podendo ostentar números redondos de expressões tamanhas como 100, 200, 300, 500, etc e etc, e se a alternância for mesmo gringa, o oposto jamais ocorreria, ou seja, o pato portando números ímpares ficaria dissonante ao patriotismo chauvinista do Tio Sam, embora ambos sejam estadunidenses, apenas um representa plenamente o estilo yankee de vida, e certamente não é o que tem um pé no Pindorama, o que possui forte raiz tupiniquim, não é com o "parrot" que essa sociedade do (N)norte (G)global mais se indentifica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Zózimo, tudo bem? olha, realmente as numerações do Pato Donald se intercalavam com as do Zé Carioca (até maio de 1985). Eu creio que não por imposição "gringa", mas por uma decisão editorial da Abril! Te confesso que prefiro o Zé ao Donald, justamente por ter tido tantas hqs brasileiras, principalmente do Saidenberg e Canini. Abraços e obrigado pela visita!

      Excluir