Olá, turma!!! Um gibi que foi memorável (deixando claro que para mim e espero que para mais algumas pessoas que lerem o blog) foi o da Edição 77 do Capitão América publicado há exatos 40 anos pela Editora Abril.
Consegui essa edição exatamente ontem dia 22.10.2025 - ela foi publicada dia 21.10.1985.
Lembro de passar pela bancas de jornais na época e ficar deslumbrado com a capa que remetia a cinema devido as bordas como se fossem rolos de filmes.
meu 1º gibi do CA foi a de nº posterior a essa. A de nº 78. Eu nem sabia ler ainda, mas achava massa a dinâmica dos desenhos.
Bem, vou trazer aqui algumas imagens desse gibi. Pois a história é uma só e teria que postar o gibi inteiro. Mas ele existe para baixar em sites como o
https://rockquadrinhosscans.blogspot.com/search?q=capit%C3%A3o+am%C3%A9rica+77 - do colega Flávio e no:
tralhas várias - https://tralhasvarias.blogspot.com/
A revista reúne HQs de diferentes épocas, misturando-as como se fossem uma única história. Origem do personagem: A história aborda a origem do Capitão América e de seus substitutos.

A explosão do avião onde o Capitão - Steve Rogers e o Bucky tentam impedir o Barão Zemo. Aí depois nas histórias saberemos que o Steve ficou congelado e foi descoberto pelos vingadores e que o Bucky morreu.....Por um bommm tempo e depois voltou como o sodado invernal.

Com a Lenda deve continuar viva, o Presidente Truman recruta 2 novos agentes para a substituição e surge o 2º CA e Bucky:

Para também sucumbir perante a guerra:
o 3° CA como relatado acima, agiu por 3 anos e se aposentou. Então um professor universitário, fã do CA, achou as informações sobre o soro do Supersoldado e decidiu submeter-se a cirurgias plásticas para ficar idêntico ao Steve Rogers

Depois voltamos a quando o Namor encontra alguns esquimós cultuando uma figura congelada. Mal sabia ele que era o Capitão América original que tinha sido arremedado no gelo depois de tentar parar o avião do Zemo.
Depois o Sentinela da Liberdade voltará a lutar em prol da Justiça!!!












Super-heróis nunca foram meu forte, mas eu gostava de vê-los nas bancas, ajudando a abarrotá-las com os demais universos de quadrinhos. É, não se pode dizer que esses tipos de quadrinhos não são leituras. Olha quanta cosia pra ler! Eh, Eh! Legal ter compartilhado aqui com a gente, eu nem sabia ue gostava de super-herois. Valeu também pelos lugares onde podemos encontrar alguma coisa.
ResponderExcluirMeu 1º gibi foi do CA 78. Daí sempre pedia para minha mãe ou algum familiar me presentear com gibis, mesmo nem sabendo ler ainda. Meu sonho quando criança era ter uma banca de jornal. hehehe. Comecei a colecionar HA, CA, Turma da Mônica e Bola & Lulu. Tenho alguns gibis baixados desses sites que deixei a url na postagem. Grande abraço e obrigado pela visita.
ExcluirFala, caro Roniere! Beleza?
ResponderExcluirTenho a última edição do Capitão América em formatinho pela Editora Abril e o Steve Rogers é até bem legal, mas, pela Marvel Comics prefiro figuras como Justiceiro, Motoqueiro Fantasma, Demolidor, Homem-Aranha e Wolverine.
Meu interesse por esta categoria de histórias em quadrinhos se deu através do desenho animado dos X-Men. Lançado nos Estados Unidos em 1992 e que estreou no Brasil em 1994, exibido pela TV Colosso, programa destinado ao público infantojuvenil e que fez parte da grade de programação da Rede Globo não sei exatamente por quanto tempo. Fiquei tão fascinado pelos personagens daquela animação que quis conhecê-los melhor e para isso tive de recorrer à matriz, isto é, aos quadrinhos, daí, fiquei ainda mais interessado por aquelas figuras e passei a colecionar gibis da categoria a partir de 1994 e fui até 2003, depois que parei de colecionar, as revistinhas ficaram comigo até certa altura do ano de 2014 - maior parte vendi para um sebo e atualmente tenho mais ou menos umas trinta revistinhas remanescentes entre formatinho e formato americano.
Tenho que confessar que as revistas da DC não conseguiram me seduzir, por isso só colecionei títulos como X-Men, Wolverine, Superaventuras Marvel, Hulk, Capitão América, Homem-Aranha e edições especiais da Marvel Comics.
Opa, Zózimo. Beleza, cara! Rapaz, eu fui e sou fã do desenho dos X-men de 92. Assisti tmb a nova temporada atual. Mas confesso que nos gibis nunca fui fã deles. Acho que pq parei de colecionar justamente pelo ano de 93. Foi quando a Editora Abril deu uma "queda" de vendas e qualidade nos gibis. Tenho em torno de 300 gibis físicos (HA, CA, SAM, Bola e Lulu, Hulk, e alguns da Turma da Mônica.). Mas quase todos compro pela internet e em sebos. Muito obrigado pela visita. E grande abraço!
ExcluirPela Marvel-Abril havia também Heróis da TV e desse título não tive sequer um número.
ExcluirPelos seus comentários postados lá no(s) Arquivos Turma da Mônica, certamente você foi criança na década de 1980, certo? Então, se sua coleção de gibis desta categoria foi encerrada no ano de 1993, significa que começou captar a proposta do segmento em questão quando era guri e, sabe que, no bom sentido, "invejo" isso? Pois quando criança só tinha interesse pelos quadrinhos da MSP, pelos de Lulu & Bolinha, pelos da Disney e por outros títulos daquela categoria tida como infantil ou, mais infantil. Passava os olhos em conteúdos como este aqui postado e... entendia bulhufas, conseguia absorver coisa alguma, fui um completo analfabeto funcional com revistinhas de super-heróis quando pirralho... Feliz de você, Roniere, que teve tal sensibilidade precocemente...
Sim. Minha infância foi nos anos 80. Em 85 eu estava iniciando a vida estudantil. Logo, não estava alfabetizado ainda. Mas eu tive um problema em uma perna e tive que passar 9 meses sem andar. Daí comecei a ganhar gibis para poder entreter. E daí comecei a colecionar, sempre que tinha alguma grana. Confesso que eu gostava mais de ganhar gibis do Homem-Aranha e Capitão América. Mas minha mãe e tias compravam infantis tmb. Ah tmb gostava da Pantera cor-de-rosa. Abraços, Zózimo!
Excluir