sexta-feira, 23 de outubro de 2020

Pelé 80 anos - Pelezinho

 Olá, pessoal. Espero que todos estejam bem. 

Hoje, dia 23.10.2020, Pelé completa 80 anos. Não que eu seja fã dele, pelo contrário. Prefiro o Maradona, rsrsrs. Sim, torço para a seleção Argentina. Mas é inegável o talento do ex atleta considerado o "rei do futebol".

                                                        Planeta Gibi Blog: Pelezinho volta em 6 títulos periódicos

Bem, em 1976 Pelé virou Pelezinho nas mãos de Mauricio de Sousa, criador da Turma da Mônica numa versão que retratava a infância do Rei do Futebol. Apareceu primeiramente em tirinhas de jornal, e ganhou vida própria, em gibis, em agosto de 1977.

 A Primeira Capa do Gibi do Pelezinho!... - Tudo sobre a Turma da Mônica |  Facebook  Arquivos Turma da Mônica: Pelezinho Especial Copa 90  Gibi Usado Pelezinho Copa 86 2 Abril Compra e Venda - Rika

A editora abril publicou 58 edições de 1977 a 1982. O que mais gosto nos gibis do Pelezinho é ver retratado a infância de um garoto que conseguiu vencer na vida através de um esporte, onde muitos jovens não têm acesso a educação e muito menos a práticas esportivas. 

50 anos Turma da Mônica: Turma do Pelezinho | Mania de Gibi:Gibis, HQs,  Revistas em quadrinhos e muito mais!

Também adoro o fato de misturar futebol com quadrinhos. como o time de futebol da Vila Xurupita nos gibis do Zé Carioca. E por falar no nosso querido papagaio, ele também já homenageou o Pelé:

 HQ mais HQ: Comentando HQ: Zé Pelé (1974) 

Como todos os personagens da Turma da Mônica, Pelezinho também teve alguns produtos:

  Brinquedos Pelezinho - Muzeez    Bingo-bol do Pelezinho #nostalgia | Nostalgia, Bingo, Bol   Janela Publicitária - Edição de 19/JUL/1985

 Vocês sabiam que o Pelezinho já teve até... - Tudo sobre a Turma da Mônica  | Facebook  

Um personagem que marcou minha infância. Mesmo eu só tendo alguns poucos gibis dele muito tempo depois. Inclusive tenho dois que meu amigo Fabiano Caldeira do blog: https://socializando20.blogspot.com/ me mandou. Guardo-os com muito carinho. 

Grande abraço, galera e parabéns para o Pelé. Viva o Pelezinho, rei do futebol nos gibis!

6 comentários:

  1. Vida longa ao Pelé. Parabéns! E o personagem Pelezinho era muito bom, agradava não só ao tema futebol, mas também eram bastante incorretas as histórias. Gostei dessa última propaganda do Almanaque do Pelezinho, não conhecia essa propaganda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos, eu também gosto muito dessa propaganda. Tenho até ela salva no meu celular. Sim, as histórias incorretas dão o charme para que as mesmas sejam engraçadas. Gosto muito do núcleo da turma do Pelezinho. Prazer em ter você visitando o blog. Sempre faço o mesmo no seu. Abraço!

      Excluir
  2. Imagino que o núcleo do Pelezinho não avançou mais devido aos direitos autorais, Pelé deve ter tanto direito aos personagens quanto Mauricio de Sousa. Na minha avaliação Mauricio de Sousa apelou ao inserir na Turma da Mônica Ronaldinho Gaúcho e Neymar, talentosos são, mas não os vejo como ícones. Pelé é de uma geração onde não havia tanta tiração de onda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, concordo demais contigo sobre o Neymar. Ronaldinho Gaúcho eu até gostava um pouco. Sobre os direitos autorais, creio que não foi isso que acabou com as histórias. Não sei ao certo. Taí um bom questionamento. Obrigado pela visita, Zózimo. Grande abraço!

      Excluir
    2. Roniere, deduzo isso pelo fato de não haverem histórias de outros núcleos no título Pelezinho.

      Excluir
    3. Nunca vi também histórias dele em Mônica e Cebolinha, Chico Bento na condição de titular teve histórias no título Mônica, inclusive a da morte do Fido foi publicada originalmente em Mônica. Nos Almanacões de Férias, nos almanaques da Mônica e dos outros também não se vê HQs do Pelezinho. É um núcleo totalmente à parte, acho que Edson Arantes do Nascimento é coautor mesmo não assinando.

      Excluir