sexta-feira, 20 de novembro de 2020

Capas de Gibis que me "marcaram" - 4

 Há exatos 35 anos, em 20.11.1985, chegava às bancas de jornais a edição nº 78 do almanaque do Capitão América pela editora abril. Um dos meus primeiros gibis da Marvel.


 Lembro de começar a ver as imagens dentro do ônibus acompanhado de minha mãe. Nessa época estava começando a aprender a ler e minha mãe teve a ideia de começar a me presentear com gibis para que pudesse aguçar meu interesse pela leitura. 

Bem essa edição é uma continuação da nº 65, onde o Capitão recebe o convite para se tornar o Presidente dos EUA, mas acaba recusando-o. Na nº 78 existe uma hq da realidade paralela muito famosa nos gibis da Marvel nos anos 70, 80: " O que aconteceria se....O Capitão América fosse eleito presidente?


Acho emblemática essa primeira página com o Capitão desfilando em carro a céu aberto típico dos candidatos eleitos na época nos EUA. Mas como tudo que envolve política, o nosso herói irá perceber que é pior enfrentar adversários políticos do que super vilões.

O embasamento político era bastante presente nas hqs do Capitão. Um herói tornar-se Presidente de uma país que é a super potência econômica da atualidade, só mesmo o Capitão pois ele representa o idealismo de liberdade da América. Idealismo esse que percebemos que fere a muitas nações. E isso é retratado na hq em questão e em outras. 

O desfecho é impressionante e revela que o herói realmente está acima de comando governamentais e luta em prol da sociedade, diferente de muitos políticos que só falam e na verdade lutam pelo interesse próprio e do partido. 

Recomendo demais essa hq. Ela pode ser baixada no site: http://rockquadrinhosscans.blogspot.com/

Consegui comprá-la em 2018 em um sebo perto do meu trabalho. Pois o meu exemplar original não o tinha mais. 

Grande abraço!



Um comentário:

  1. Muito obrigado, amigo! Fico muito feliz em ter resgatado a nostalgia em você. Eu sou muito nostálgico, deu para perceber....Nossa infância foi a base de gibis e isso foi maravilhoso. Grande abraço!

    ResponderExcluir