sexta-feira, 29 de agosto de 2025

Biquinho - o sobrinho do Peninha

 Olá. No post anterior sobre uma hq da Margarida, o leitor amigo Zózimo Humphrey III (ZH3) fez alusão a um personagem Disney: Biquinho. Desta forma, vou trazer aqui algumas informações sobre o mesmo.

  


Biquinho é um personagem de histórias em quadrinhos de Walt Disney criado por Waldyr Igayara, nos estúdios de quadrinhos da Editora Abril em 1982, no Brasil. 
 
 

A edição do gibi Tio Patinhas número 203, publicada em 1982, veio com uma novidade: a história O nascimento do Biquinho, sobre o surgimento do sobrinho arteiro e sapeca do Peninha. Com roteiro de Gérson L. B. Teixeira e desenho de Irineu Soares Rodrigues.

 Infelizmente não tenho toda a hq para postar aqui.  

Além de criar o Biquinho a Editora Abril, através de seus redatores e desenhistas, criaram várias hqs da turma do Bola e Luluzinha. 
 
Os anos 70, 80 e 90 foram o auge da Editora Abril. Muitas hqs do Zé Carioca foram produzidas nos estúdios.  

7 comentários:

  1. Por esta postagem, valeu, Roniere! Você é o cara! E o Biquinho é nosso, assim como Zé Carioca e Turma da Mônica. Aliás, se distingue dos personagens que esbanjam brasilidade, porque, o sobrinho do Peninha, é um DISCRETO patrimônio nacional.

    Não fazia ideia a respeito de HQs nacionais com personagens da Marge - Marjorie Henderson Buel. Que informação!

    Pois é, Editora Abril... Quem te viu, quem te vê...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto ao último nome da cartunista, digitei errado, Buell é a grafia correta.

      Excluir
    2. Valeu, Zózimo! Eu que agradeço pelas suas contribuições nas postagens. Vou tentar postar uma hq da Turma da Lulu produzida nos estúdios da Abril. Grande abraço!

      Excluir
  2. Cara, como éramos criativos em quadrinhos. Ainda hoje leio e releio hqs nacionais de terror.
    Os estúdios da Abril produziram muita coisa boa em quadrinhos "infantis" de adultos. E tudo acabou.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Editora Abril marcou gerações no Brasil. Não só com hqs infantis. Redatores e desenhistas nacionais forma essenciais para o sucesso da Abril. Obrigado pela visita e comentário. Grande abraço!

      Excluir
    2. Tudo acabou. Primeiro, porque deitaram e rolaram nessas editoras. Quem? Não sei.
      Segundo, o próprio Mauricio conseguiu seus "parsas" e começou, com o tempo a asfixiar esse mercado.
      Enfim, deixa pra lá. Felizmente temos a Internet, onde muita gente boa e talentosa não precisa mais de editoras e estúdios para mostrar o que fazem. Ao mesmo tempo, ninguém conhece nada de ninguém.
      Um abraço, querido. Lembrar do Biquinho foi ótimo. Ele aparecia em quadrinhos italianos também. Não sei se ainda aparece. Existe o núcleo dos Escolteiros Mirins, que agora são uma turminha, tem até uma versão mirim do Prof. Pardal, mas não reparei se o Biquinho está entre eles.

      Excluir
    3. Oi, Fabiano. Bom vc por aqui. Biquinho fez muito sucesso na Itália. Confesso que não sei se ainda faz. Não tô acompanhando gibis da atualidade. Somente os antigos (por scans e os que tenho). Grande abraço, Fabiano! E sim, a internet ajuda e muito na divulgação de talentos fora do nincho de editoras grandes e ricas.

      Excluir