Olá. Há exatos 40 anos era publicado o gibi de nº 99 do Cascão pela Editora Abril.
Para comemorar, trago uma hq publicada nesse gibi que foi um dos primeiros da minha coleção.
Nela a Maria Cascuda tenta chegar na outra margem para encontrar o Cascão. Só que entre eles existe um rio que precisa ser atravessado.
Os diálogos se dão através de desenhos e não de palavras. E é engraçado acompanhar o desenrolar das ideias e ver que o Cascão em todas pensa que vai dar errado e cair na água.
Acaba a Maria Cascuda se zangando e decidindo ir até ele nadando. Logo, ela chega molhada ao outro lado do rio e faz o Cascão sair correndo dela. kkkkk. Muito bom.
![]() |
Cacão 99 - Editora Abril - 22.05.1986 Grande abraço, Turma!!!! |





Eh, Eh, Eh. Mesmo ela indo até ele, o cara saiu corrnedo porque ela estava toda molhada. Os caras dessa época nas HQs eram bem radiciais.
ResponderExcluirkkkkk. Cascão não foi nem um pouco bacana com a Maria Cascuda. Ele manteve seu princípio de não gostar de água. kkkk. Abraços, Fabiano! Bom tê-lo aqui.
ExcluirTudo em riba, Roniere?
ResponderExcluirPois é, se Maomé não vai à montanha... No entanto, depende do ponto de vista, depende de quem exerceria tal papel. Pois, e se nesta historinha tivermos uma profetisa ("Maoméia")? Aí, a montanha correu dela... Caso seja ele o profeta, medrou, desistiu da escalada...
Sem querer, este comentário fez lembrar do Montanha Suja. Lutador de telecatch e figura inaugural do título quinzenal do Cascão - estreia do personagem foi na HQ de abertura da primeira* edição de trinta e seis páginas do sujão, publicada em (A)agosto de 1982.
*Primeiríssima(o) mesmo foi um pocket horizontalizado (em formato retangular) composto por tiras cômicas da época que os personagens da MSP eram desenhados em traços pontudos. Ao todo, por ordem de publicação, Cascão nº1 da Editora Abril é a sétima ou a oitava edição do personagem.
Tudo em paz, Zózimo e com você? Cascão nem cavalheiro foi. Deixou a dama se molhar e mesmo assim saiu correndo dela. Não conheço esse personagem "montanha suja". Bom saber e irei pesquisar sobre. Obrigado pela sua contribuição. Grande abraço. Volte sempre aqui com seus comentários ricos em análises!
ExcluirSimplesmente maravilhoso. Um gibi impecável: história muda, metalinguagem, capa criativa (gag) e tirinha final. Como tudo isso acabou à vista do que temos hoje em dia...
ResponderExcluirAbraços!
Neófito, essa hq é muito legal mesmo. Bem desenhada e com um roteiro simples e didático. Bons tempos desses gibis, meu caro! Eu me deleito nessas hqs antigas. Grande abraço e muito bom "te ver" aqui!.
Excluir