Nosso heroi começa refletindo como gosta das festanças de São João, mas fica com receio de não ser convidado pois comeu toda a comida na festa passada. Só que o seu melhor amigo, Nestor, chega comunicando que a Rosinha irá dar uma festa e quer a participação do Zé:
O Zé lembra que tava devendo o aluguel a um Sr. chamado Vascon Dominio - que lembra a palavra condomínio (que, segundo a filha do Saidenberg, foi uma tirada cômica do seu pai - ver no blog: https://historiascomentadas.wordpress.com/2014/04/11/festanca-na-roca/)
Para fugir do Vascon, o Zé decide se esconder na cadeia da festa junina, mas o Nestor vai parar lá também depois de errar em uma pergunta na brincadeira.
Masssssssss, para azar do papagaio esperto, o seu credor também erra uma pergunta e vai parar na prisão junto aos nossos herois:
"Festança na roça" é do arco-da-velha, Roniere!
ResponderExcluirCerteza não tenho, parece que Canini foi quem criou o "visual tropical" do Zé Carioca, isto é, introduziu-lhe camisas de mangas curtas, alternando com ternos acompanhados de gravatas-borboleta(s). Com tais camisas o guarda-chuva não compõe bem, a não ser, lógico, quando chove, mas aí o acessório exerce sua verdadeira função em vez de simplesmente compor o look formal do papagaio.
Oi. Zózimo. A dupla Canini e Saidenberg "abrasileiraram" o papagaio tanto no visual, quanto nas próprias histórias. Já ouviu falar na fase do "Zé fraude"? então, as hqs do Mickey ou do Donald eram reformuladas colocando o Zé Carioca no lugar deles.
ExcluirNão fazia menor ideia, Roniere. "Zé Fraude", informação preciosa... "Velhas novidades" são comigo mesmo, acho da hora volta e meia tomar conhecimento dessas curiosidades de bastidores de desenhos animados antigos e de quadrinhos das antigas.
ExcluirZózimo, olha nessa matéria: http://www.esquiloscans.com.br/index.php?a=2&&mest=Kato,%20Jorge&&f=1. A dupla Saind e Canini tiveram uma importância imensa na popularização do quadrinhos do Zé Carioca. Grande abraço, amigo. E fico feliz em tê-lo aqui no blog.
ExcluirBoa! Vou dar uma olhada, agradeço pelo link! Sempre da hora essas curiosidades sobre personagens e seus criadores, sobre roteiristas, desenhistas e tudo mais a respeito de quadrinhos, animações, filmes, séries, até informações sobre novelas tupiniquins dos velhos tempos são do meu interesse. Valeu, caro Roniere, até mais!
ExcluirSaidenberg e Canini, que dupla. "Vascon Dominio", trocadilhos eram artifícios sempre presentes nas HQs infantis.
ResponderExcluirHQ junina para coroar o mês, muito bom!
Abraços!
Olá, Neófito. Saidenberg usava muitos trocadilhos nos roteiros. E sempre muito engraçados. Eu acho que o personagem de hqs que mais combina com Festa Junina é o Zé. Até mais mesmo que a Turma da Mônica. Grande abraço!!
ExcluirQue artigo show de bola, está de parabéns!
ResponderExcluirGostei muito de ler, voltarei mais vezes para ler mais.
https://nostalgias.com.br/
Fico muito lisonjeado com seu comentário. Vou visitar seu blog também. Sou fã de nostalgias dos anos 80 e 90. Grande abraço e seja sempre bem vindo (a).
Excluir