segunda-feira, 24 de junho de 2024

Zé Carioca em "FESTANÇA NA ROÇA"

 Dia de São João.....Vivaaaaaaaa. Festa Junina.....Vivaaaaaaa...... Pois vamos comemorar com uma hq do nosso papagaio que ama confusão. Uma história dos mestres Disney:  Ivan Saidenberg (roteiro) e Renato Canini (desenhos).

Nosso heroi começa refletindo como gosta das festanças de São João, mas fica com receio de não ser convidado pois comeu toda a comida na festa passada. Só que o seu melhor amigo, Nestor, chega comunicando que a Rosinha irá dar uma festa e quer a participação do Zé:


O Zé lembra que tava devendo o aluguel a um Sr. chamado Vascon Dominio - que lembra a palavra condomínio (que, segundo a filha do Saidenberg, foi uma tirada cômica do seu pai - ver no blog: https://historiascomentadas.wordpress.com/2014/04/11/festanca-na-roca/)


Para fugir do Vascon, o Zé decide se esconder na cadeia da festa junina, mas o Nestor vai parar lá também depois de errar em uma pergunta na brincadeira. 

Masssssssss, para azar do papagaio esperto, o seu credor também erra uma pergunta e vai parar na prisão junto aos nossos herois:


kkkkkkkkkkkk. Achei massa o Zé quebrar a parede e subir tão rápido no pau-de-sebo. O que o caloteiro não faz para se livrar das suas dívidas. kkkkkkkkkk.

E por essa façanha de subir no pau-de-sebo, o Zé recebe um prêmio e consegue pagar o aluguel atrasado e a turma se prepara para dançar a quadrilha junina. 

Hq simples, com os traços característicos do Canini. Datada de 15 de junho de 1973, foi publicada pela 1ª vez no gibi nº 1127 do Zé Carioca. Editora Abril!




9 comentários:

  1. "Festança na roça" é do arco-da-velha, Roniere!
    Certeza não tenho, parece que Canini foi quem criou o "visual tropical" do Zé Carioca, isto é, introduziu-lhe camisas de mangas curtas, alternando com ternos acompanhados de gravatas-borboleta(s). Com tais camisas o guarda-chuva não compõe bem, a não ser, lógico, quando chove, mas aí o acessório exerce sua verdadeira função em vez de simplesmente compor o look formal do papagaio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. Zózimo. A dupla Canini e Saidenberg "abrasileiraram" o papagaio tanto no visual, quanto nas próprias histórias. Já ouviu falar na fase do "Zé fraude"? então, as hqs do Mickey ou do Donald eram reformuladas colocando o Zé Carioca no lugar deles.

      Excluir
    2. Não fazia menor ideia, Roniere. "Zé Fraude", informação preciosa... "Velhas novidades" são comigo mesmo, acho da hora volta e meia tomar conhecimento dessas curiosidades de bastidores de desenhos animados antigos e de quadrinhos das antigas.

      Excluir
    3. Zózimo, olha nessa matéria: http://www.esquiloscans.com.br/index.php?a=2&&mest=Kato,%20Jorge&&f=1. A dupla Saind e Canini tiveram uma importância imensa na popularização do quadrinhos do Zé Carioca. Grande abraço, amigo. E fico feliz em tê-lo aqui no blog.

      Excluir
    4. Boa! Vou dar uma olhada, agradeço pelo link! Sempre da hora essas curiosidades sobre personagens e seus criadores, sobre roteiristas, desenhistas e tudo mais a respeito de quadrinhos, animações, filmes, séries, até informações sobre novelas tupiniquins dos velhos tempos são do meu interesse. Valeu, caro Roniere, até mais!

      Excluir
  2. Saidenberg e Canini, que dupla. "Vascon Dominio", trocadilhos eram artifícios sempre presentes nas HQs infantis.
    HQ junina para coroar o mês, muito bom!
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Neófito. Saidenberg usava muitos trocadilhos nos roteiros. E sempre muito engraçados. Eu acho que o personagem de hqs que mais combina com Festa Junina é o Zé. Até mais mesmo que a Turma da Mônica. Grande abraço!!

      Excluir
  3. Que artigo show de bola, está de parabéns!
    Gostei muito de ler, voltarei mais vezes para ler mais.
    https://nostalgias.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito lisonjeado com seu comentário. Vou visitar seu blog também. Sou fã de nostalgias dos anos 80 e 90. Grande abraço e seja sempre bem vindo (a).

      Excluir