sexta-feira, 24 de novembro de 2023

Luluzinha: "A boneca"

           

 Olá, turma.

Nos anos 80 a Editora Abril fez muito sucesso com vários personagens estampando seus gibis. Claro que a turma da Lulu & Bola foi um dos motivos desse sucesso.


 A Editora Abril até produziu hqs brasileiras da turminha, como fazia com os da Disney. Dito isso, trago uma dessas hqs com selo Brasileiro: Luluzinha: "A boneca", publicada no Gibi do Bolinha n° 192 de setembro de 1992.

                                                                                                                                                        
 

 


Dá para perceber a diferença nos desenhos e, principalmente, no roteiro. Claro que os roteiristas brasileiros mantiveram a essência dos personagens.
 
No expediente do gibi encontramos nomes que fizeram sucesso produzindo, desenhando e argumentando as hqs nacionais da Disney:

Valeu, galera!!!

 

6 comentários:

  1. Watson Portela se envolvia com praticamente tudo quanto é título. Sou um grande fã de seu trabalho autoral. Muitas vezes as hqs produzidas aqui eram superiores, penso. Talvez devido ao "tempero nacional". Recruta Zero nacional, por exemplo, em histórias longas, era muito melhor do que as tiras gringas. Ao menos para mim! Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Neófito. Tudo bem? Eu lembro demais de uma capa desenhada pelo Watson Portela no gibi especial do Homem-Aranha. Sobre as hqs do duelo dele com o Duende Verde. Conheci a turma do Zero com hqs produzidas aqui no Brasil. E concordo plenamente com vc. São bem melhores que as tirinhas gringas. Engraçado como esse "tempero Nacional" que vc citou serve para alguns personagens e para outros não. A turma da Luu, já gosto mais das hqs gringas. Abraço e obrigado pela visita.

      Excluir
    2. Penso que isso pode ter uma explicação. Personagens publicados em tiras, lá fora, encontraram aqui hqs longas. O Almanaque do Recruta Zero n° 1, por exemplo, trouxe uma história com mais de 60 páginas! Então acho que o diferencial estava também aí, além do "tempero nacional". Já Luluzinha/Bolinha costumavam ter histórias gringas bem longas... É uma hipótese.

      Excluir
    3. Neófito, faz dias que tento comentar na postagem do seu blog e não consigo. Achei muito interessante o tema que vc colocou: "Angeli, Bruce Willis e a afasia: resta ao menos o amor ".

      Excluir
  2. Fiquei muito impressionado com o traço. O enredo me parece distante da graça e humor "tipo Chaves" (ingênuo e engraçado), mas o traço, o desenho não ficou devendo nada ao original. Essa história foi feita mesmo por brasileiros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, Jotabê. Desculpe a demora. Só percebi seu comentário hj. Essa hq foi roteirizada e desenhada por artistas brasileiros. Tem até o registro começando com B que identifica as hqs brasileiras. Li há tempos que os esboços das hqs brasileiras foram perdidos. Salve engano li no site do Planeta Gibi. Caso ache o link, disponibilizo aqui. Obrigado pela visita.

      Excluir