quarta-feira, 22 de maio de 2019

Cascão 99 Editora abril

Olá! Hoje completa 33 anos do lançamento de um gibi que marcou demais minha infância: Cascão 99 da editora abril.

                                 Imagem relacionada 


 Chegando às bancas no dia 22.05.1986, esse gibi traz uma capa com uma "gag" bem bacana. Até a Sombra do Cascão teme a água. rsrsrsrs. Também adoro o sorriso do passarinho e o espanto do sol ao ver a reação da sombra. Capas assim eram comuns nos gibis da editora abril. 

Ganhei esse gibi alguns anos após seu lançamento, mas me conquistou de vez. 

Essa colação teve ao todo 114 edições. Indo de 1982 a 1986.

Cascão 99 consta com 7 hqs, uma mais legal que a outra. Segue a lista:

-  O plano infalível agora é do Cascão. (já pensou no Cascão tomando as rédeas de bolar planos no lugar do Cebolinha? kkkk);
Fugindo da briga. (a minha favorita, onde o Cascão tenta não encontrar novamente o Zé Carranca, com o qual havia brigado. Só que o Zé também está com medo de encontrar o Cascão);
- Na outra margem.   
- Perdendo a cabeça.
- Cola tudo! (Cascão tem que colar um vaso de estimação da sua mãe)
- Lar, doce lar (Cascão decide fugir de casa. Será que será para sempre?)
- Sem título.

Também adoro essa propaganda do radinho Orelhinha ligada, Brasil!  Visto que o ano de 1986 foi de Copa de Futebol do Mundo, nada mais bacana que escutar os jogos com um radinho personalizado. E confesso que tentei encontrar no ML para comprar, mas não achei. rsrsrs.


O Marcos do site  Arquivos Turma da Mônica, fez uma resenha maravilhosa desse gibi a pedido meu. Coloco aqui o link http://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2018/11/cascao-n-99-editora-abril.html. Ah, blog recomendadíssimo para que gosta da Turminha da Mônica. 

Abraços!

4 comentários:

  1. A tão queria e famosa edição do Cascão 99. Eu não lembro qual foi meu primeiro gibi da Abril mas meu primeiro da Globo foi o Chico Bento 149.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Muito querida mesmo, Marcelo. Esse gibi me traz excelentes lembranças. Massa você lembrar também do seu 1º gibi. Agradeço demais sua visita e comentário.

      Excluir
  2. Sim. Muito bacana essa edição. Fabiano, eu confesso que gosto muito das propagandas que encontrávamos nos gibis de antigamente. Lembro de tantas. Pretendo publicar algumas delas aqui. Abraço e obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  3. Esta edição infelizmente não tive, sei que "Fugindo da briga" e "Lar, doce lar" foram reeditadas (acho que pela primeira vez) em Almanaque do Cascão 43 de 1998 e "Na outra margem" foi reeditada em Alm. do Cascão 40 de 97. Outra edição que flertei bastante nas bancas e também não obtive foi a nº100 do sujão, a capa possui um texto que destaca de modo relativamente discreto que é a centésima edição, como a arte não é comemorativa e bastante caprichada, o texto havia passado batido por mim, estava sendo alfabetizado naquele ano, somente lá pra 2011 garimpando na rede é que descobri que aquela edição é a nº100, diferente da capa de Cascão 100 de 1990 que possui um texto com menos destaque ainda e a arte é comemorativa.

    ResponderExcluir